Geoprocessamento

Cartografia digital na escola


O uso da linguagem cartográfica digital no Ensino Médio


por Natalia Golubeff e Jorge Raffo

A cartografia digital vem sendo utilizada, ainda em caráter de experiência, em algumas escolas públicas e privadas da capital do estado de São Paulo como uma nova proposta de aprendizagem da cartografia e uma ferramenta auxiliar da disciplina geografia. A proposta tem o mérito de contribuir com a inclusão digital dos jovens alunos de todas as classes sociais. Os profissionais de geografia inseridos no projeto observam em seus programas educacionais que a disciplina possui grandes potencialidades de incorporação da informática em seus planos de aula. Além disso, o uso deste recurso gera um grande interesse e motivação por parte dos alunos em relação à disciplina.

Cabe observar também que nunca antes o uso da tecnologia pôde ser integrado aos conceitos geográficos como na atualidade. Crianças e os jovens podem observar no mundo que os rodeia diversos recursos tecnológicos que tratam do espaço geográfico, como veículos com GPS, imagens de satélites na televisão ou na Internet, acesso ao Google Maps e Google Earth etc. Todos estes recursos podem e devem ser incorporados nas aulas de geografia, assim como a cartografia digital.
Seu curso é teórico-prático, incluindo noções teóricas básicas de comunicação cartográfica, criação, leitura e interpretação de tabelas estatísticas e de gráficos. E ainda dispõe de uma parte prática, na qual os alunos constroem seus mapas no computador através da aprendizagem do uso de um software livre, que pode ser utilizado futuramente pelos alunos para as diversas atividades escolares que exijam o uso de mapas.

Mapa coroplético
é um termo que diz respeito a uma técnica de produção de mapas. Um mapa produzido através desta técnica usualmente retrata uma superfície estatística por meio da primitiva gráfica área - equivalente a estrutura de dados "polígono", usada em Sistemas de Informação Geográfica. Símbolos criados a partir desta primitiva coincidem com as regiões onde foram coletados os dados, o que dá a impressão de que há uniformidade de dados dentro de cada uma das regiões e que as quebras ocorrem sempre nos limites destas áreas.

Na nossa experiência, o software com o qual escolhemos trabalhar foi o Philcarto. É freeware (programa gratuito), possui versão para a língua portuguesa, sua estrutura é funcional, de uso simples e com recursos cartográficos e estatísticos que podem ser amplamente explorados pelo professor e seus alunos. O software pode ser obtido na página do autor na Internet: http://philcarto.free.fr/. Este software exige, para elaborar os mapas, uma tabela de dados, que pode ser construída usando os programas Excel ou BrOffice Calc, e um programa digitalizador de mapas para servir como fundo da construção do mapa.

Os dados para a tabela podem ser obtidos de diversas fontes como IBGE, SEADE etc. Os temas a serem mapeados podem ser os mais diversos, como nacionalidade, naturalidade, faixa salarial, sexo, número de filhos, doenças, idade,país, profissão etc. O Philcarto oferece, ainda, diversos recursos para a representação cartográfica, como:

- Mapa Coroplético As variáveis podem ser agrupadas em classes, assinando a cada classe uma cor. Existem varias técnicas de agrupamento que permitem a visualização de distribuições estatísticas.
- Mapa em círculos proporcionais. Os mapas em círculos proporcionais são destinados à representação de quantidades das variáveis consideradas.
- Mapa de pontos coloridos. Este tipo de mapa representa simultaneamente duas variáveis, onde o número de pontos é proporcional aos valores das duas variáveis que são representadas de cores diferentes.
- Mapa em diagramas de setores. Permite representar a composição de certo fenômeno em função de várias categorias, cada uma delas registrada numa variável relativa ou absoluta.

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